Notícias PTnet

Regresso do uc.ptnet.org

Após alguns anos de "ressaca", o servidor uc.ptnet.org voltou ao serviço. A PTnet continua a crescer. Obrigado à Universidade de Coimbra, em particular à Associação Académica de Coimbra, por nos apoiar!

Certificados válidos

A PTnet começou a utilizar certificados válidos na ligação SSL em todos os servidores de IRC. Recorremos à famosa entidade certificadora Let's Encrypt para obter os certificados gratuitamente. Cada certificado foi pedido no servidor a que pertence e é válido para o "nome.ptnet.org" do servidor e "irc.ptnet.org" em simultâneo, sem recorrer a wildcards. Desta forma é minimizado o risco de roubo ou uso indevido dos certificados, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade de se poder ligar à rede tanto por um servidor específico como ao endereço genérico.

Pode, agora, começar a validar o nosso certificado no momento da ligação à PTnet em clientes que o suportem. Recomendamos que o faça para garantir que se está a ligar à PTnet e não a um servidor impostor. Alguns exemplos:

  • mIRC: entre em alt+o -> connect -> option -> ssl e escolha "Display invalid certificates for approval" e não aceite certificados pedidos quando se liga à PTnet, ou escolha "Skip connections with invalid certificates" para rejeitar automaticamente. Se preferir pode usar o comando "/writeini mirc.ini SSL show 1" ou "/writeini mirc.ini SSL show 0" respectivamente.
  • irssi: adicione o parâmetro -tls_verify ao comando de ligação
  • WeeChat: adicione o parâmetro -ssl_verify ao comando de ligação, ou altere a configuração com "/set irc.ptnet.org.ssl_verify on"

Recordamos que a ligação SSL se faz na porta 6697.

FAQ de migração da rede

Depois da festa de ontem há muito confetti para varrer! :) Existem diferenças significativas na rede que importa esclarecer. Vamos fazê-lo num formato de perguntas e respostas frequentes (FAQ).

Ligação

  • Não me consigo ligar por SSL!

    Passámos o SSL para a porta 6697, a standard de facto para este serviço. A 6667 ficou em exclusivo para ligações normais. O motivo é que colocar tudo na 6667 facilmente induz em erro sobre o real estado da nossa ligação até já ser "tarde demais".

  • Já mudei a porta mas mesmo assim não liga... Estou a usar ZNC.

    Pode ser necessário limpar a lista de certificados e voltar a aceitar, pois são diferentes.

  • Porque é que agora aparece a minha shell no user@host?

    Começámos a validar o identd das ligações, que pedimos a todos os Service Providers (SP) que utilizem. Desta forma consegue-se determinar se existem utilizadores com um número abusivo de ligações, em vez de confiar cegamente no IP do SP. Quando não há resposta ao identd, a rede coloca um "~" no início do user para se saber que ficou indeterminado.

Nicks

  • Consigo ver os hostnames das outras pessoas, também vêem o meu?

    Sim, agora por omissão os hostnames dos clientes são visíveis desde que estejam em canais em comum ou comuniquem directamente. Se deseja esconder o seu hostname, deve registar o nick e utilizar o comando /hostserv default para activar um hostname virtual (vhost).

  • Dantes conseguia identificar o nick colocando a password na ligação ao servidor mas já não funciona!

    Essa funcionalidade chama-se SASL e infelizmente o hybrid-ircd não a suporta. Gostaríamos de voltar a suportar mas não podemos prometer nada. Como alternativa sugerimos a identificação por certificado de cliente, veja /nickserv help cert.

  • Não consigo colocar o /away numérico (filtro de mensagens).

    O away deixou de ter essas funcionalidades, agora limita-se a definir a mensagem de away. Como alternativa existem vários novos modos de utilizador que o ajudarão a controlar quem pode falar consigo:
    /mode nick +g - Bloqueia mensagens excepto a quem você fez /accept, por exemplo /accept nick!*@* (veja /help accept)
    /mode nick +G - Bloqueia mensagens excepto de quem está em canais comuns, além de a quem fez /accept
    /mode nick +R - Só clientes registados podem falar consigo

Canais

  • Não consigo ver os canais onde tenho acesso, dantes o /nickserv info tinha esta informação.

    Essa informação passou para um comando dedicado: /nickserv alist

  • O meu canal tem +k (key) e agora não consigo entrar com a minha key!

    A rede agora distingue entre maiúsculas e minúsculas na chave do canal. Se não se lembra da password exacta faça /chanserv getkey #canal para recuperá-la, se o seu utilizador tiver permissões suficientes.

  • Como coloco o modo +R (apenas nicks registados)? Tenho o SET SECURE ligado mas não funciona!

    O SECURE agora tem outras funções. Para definir o +R pode fazê-lo manualmente, já não é um modo protegido. Para o tornar permanente, utilize: /chanserv mode #canal lock add +R

  • Não consigo identificar-me como founder!

    Os canais já não têm password. Passa a a ser necessário o fundador definir os nívels do canal (/chanserv help levels) de forma a que os utilizadores tenham acesso às funcionalidades necessárias conforme o seu nível de acesso.

Novo ano, nova rede

A PTnet mudou! Bom, não muito, continua a ser a maior rede de IRC portuguesa, mas debaixo do capô levou um novo "motor". Exactamente 20 anos depois do lançamento dos serviços de apoio da rede, e 10 anos desde a última versão do ircd, lançámos hoje uma nova geração de software que dá início à modernização da rede. Adoptámos o ircd-hybrid e nos serviços fomos para o anope. Em cima disto, implementámos muitas das funcionalidades tradicionais da PTnet (não todas, ainda) e fizemos a tradução dos serviços para português europeu. Todos os dados de nicks, canais e memos foram preservados.

Algumas das principais novidades:
- Serviço de HostServ para escolher um vhost (sujeito a aprovação), ou acesso a um vhost default (sem necessidade de aprovação)
- Serviço de BotServ para apoiar a gestão dos canais
- NickServ com login por certificado de cliente, join automático, grupos de nicks
- IPv6
- ... E muito mais :)

Esperamos que goste, é com prazer que estamos a revitalizar a rede para a aproximar dos padrões de qualidade modernos. O trabalho, esse, vai continuar. Como sempre, para qualquer questão, estamos no #PThelp para ajudar. Até já!

Novo servidor sonaquela.ptnet.org

O fornecedor de serviços de internet sonaquela.pt juntou-se a nós!

Pode ligar-se directamente ao servidor de IRC do sonaquela.pt no endereço sonaquela.ptnet.org ou de forma automática no irc.ptnet.org.

Muito obrigado ao sonaquela.pt pelo apoio à PTnet! :-)

Bouncers / SPs

Devido a alguns abusos de utilizadores com várias ligações em simultâneo do mesmo IP, a partir do dia 10/07/2012, as excepções passam a ser 5 por IP.

Um novo requisito para excepções a Service Providers (SP) será implementar o identd e passar por um pedido de adesão com a respectiva razão para posteriormente ser avaliada.

Mais informações sobre o identd aqui.

Novo agente da rede - devil

A PTnet tem o prazer de anunciar o novo agente da rede: Devil.

Sabemos que a sua contribuição será no sentido de servir todos os utilizadores e tornar a PTnet uma experiência ainda mais agradável.

Bom trabalho.

UPDATE (26/06/2012):

Devil is now known as buY

Novos agentes da rede - Dcoder e Software

A PTnet tem o prazer de anunciar dois novos agentes da rede: Dcoder e Software.

Sabemos que a sua contribuição será no sentido de servir todos os utilizadores e tornar a PTnet uma experi?ncia ainda mais agradável.

Bom trabalho e sintam-se como na vossa casa.

Novo agente da rede - made_of_storm

A PTnet tem o prazer de anunciar o novo agente da rede: made_of_storm.
Sabemos que a sua contribuição será no sentido de servir todos os utilizadores e tornar a PTnet uma experiência ainda mais agradável.

Bom trabalho.

Novo agente da rede - aaron

A PTnet tem o prazer de anunciar o novo agente da rede: aaron.
Sabemos que a sua contribuição será no sentido de servir todos os utilizadores e tornar a PTnet uma experi?ncia ainda mais agradável.

Bom trabalho.

Páginas