Novo sistema de away

O objectivo deste novo sistema de away's é proporcionar ao utilizador que frequenta a rede uma maior privacidade, permitindo-lhe filtrar pvts e notices indesejados.

Para activar o filtro o utilizador deve utilizar o comando /away número texto. Os números passiveis de serem escolhidos para activar o filtro são os seguintes:

  • 1 - filtra mensagens de nicks não identificados e fora da notify;
  • 2 - filtra mensagens de nicks não confirmados e fora da notify;
  • 3 - filtra mensagens de nicks fora da notify;
  • 4 - filtra mensagens de todos os nicks.

Pode recordar quais os níveis disponíveis fazendo /away ?

Quando se encontra num dos níveis de away referidos anteriormente, e um dado nick afectado pelo filtro, por exemplo, estando em away 3 e um nick fora da notify o tentar contactar, receberá um pvt vindo do nick PTnetFilter com uma cópia da mensagem que aquela pessoa lhe está a tentar enviar.

Seguidamente essa pessoa fica bloqueada durante cerca de 15 minutos, período no qual qualquer mensagem enviada por ela será totalmente ignorada.

Caso decida falar com a pessoa que ficou bloqueada pelo filtro, poderá fazê-lo sem remover o away, basta para isso abrir um pvt com a dada pessoa (/query nick), para que se estabeleça um regime de excepção entre ambos, que permite que falem sem interferência do filtro.

Este regime de excepção mantém-se por um período de 5 minutos após a ultima mensagem enviada por si.

Quem o tenta contactar recebe uma notice suplementar a informar que não está disponível, "Exemplo can't talk to you now. Please try again later or send a memo", desta forma não terá novas janelas indesejadas a abrir a todo o momento.

Para além dos níveis referidos anteriormente, existem mais 4, de 11 a 14 que funcionam de igual maneira, com a excepção que o PTnetFilter não o informa sempre que alguém o tenta contactar.

Exemplo:

  • /away 3
  • De seguida recebe uma msg do PTnetFilter a indicar o nível de away escolhido por você:
    (PTnetFilter): Away level is now 3. Private messages from nicks not in your notify will be filtered
  • Se alguém fora da sua notify list o contactar recebe uma mensagem do tipo:
    (PTnetFilter): (PRIVMSG from Exemplo ) ola
  • Qualquer mensagem enviada pelo nick Exemplo nos próximos 15 minutos, após o "ola" será ignorada.
  • Para desligar o filtro basta fazer /away, ou então activar o modo de away antigo /away texto, que desligará igualmente o filtro.

Curiosidades:

  • Ao passar de um nível superior para um nível inferior de away, são esquecidos os bloqueios colocados aos nicks que já o tinham tentado contactar.
  • Se não indicar assunto, ou seja, usando por exemplo o comando /away 3 em vez de /away 3 texto, será escolhido um away default da rede: "Please try later or send a memo".
  • O sistema funciona sobre a ligação e não sobre o nick, sendo que o filtro segue as mudanças de nick.
  • IRCops e Helpers não são afectados pelo filtro.

[Nota]: É possível que alguns scripts entrem em conflito com este novo sistema, para tal tente o comando /raw away : numero texto, sem esquecer os dois pontinhos. Tenha também cuidado com os auto-aways do seu script, que podem desligar ou alterar o nível de away neste novo sistema.

Para mais esclarecimentos quanto a este assunto dirija-se ao #PThelp.