Segurança na rede

Relembramos a todos os utilizadores, a importância da utilização das protecções que a PTnet oferece. Passo a explicar as mais importantes:

Para os nicks:

  • A password deve ser algo "complexo", se possível, conter números, letras e caracteres especiais, por exemplo, ptnet.82.soueu
  • Tenha sempre a extra password à "mão", caso aconteça algo ao nick, com a extra password pode fazer tudo para o recuperar. Ao registar o nick, todos os utilizadores devem guardar em lugar seguro a extra password.
  • Sabia que é possível descobrirem a sua password se estiver a utilizar uma psyBNC? Não aceite psyBNC’s emprestadas, e tenha cuidado onde as aluga.

    Mas para aumentar a sua segurança, ao utilizar o comando da psyBNC:

    /quote ADDSERVER <:PORTA> [PASSWORD]

    Opte por não colocar a password, fazendo apenas: /quote addserver SERVIDOR :PORTA

  • Desconfia que descobriram a sua password? Andam a utilizar o seu nick para efectuar takeovers e outras ilicitudes? Mudaram-lhe a Password?

    Nestes casos deverá efectuar o seguinte comando, sabendo a extrapassword: /nickserv getnick NICK EXTRAPASSWORD

    Este comando mudará a sua password para uma password temporária, notificando-o de qual é a nova password e mudará automaticamente o seu nick para o nick que sofreu o "getnick", tendo depois que proceder à identificação.

    Para finalizar deverá mudar a sua password com o comando: /nickserv set password NOVA-PASSWORD

    Jamais partilhe com alguém a sua password, extrapassword ou password do email.

  • Caso alguém descubra a sua extrapassword, será muito difícil voltar a ter segurança, a não ser apagando o registo do nick e voltar a regista-lo. Para tal, faça:

    /nickserv drop EXTRAPASSWORD
    /nickserv register PASSWORD E-MAIL

    NOTA: ao apagar o registo do seu nick, todos os níveis existentes na access dos canais também vão ser apagados.

Para os canais:

  • Activar a opção SECURE

    Com a opção secure activa, apenas utilizadores registados e identificados ao nickserv, podem entrar no canal. Com a opção activa o canal fica com o modo +R.

    Para activar, escreva o seguinte comando: /chanserv set #canal SECURE ON

  • Activar a opção CONFIRMEDNICKS

    Apenas utilizadores com nick registado e confirmado podem entrar no canal. Com a opção activa o canal fica com o modo +C.

    Para activar, escreva o seguinte comando: /chanserv set #canal CONFIRMEDNICKS ON

  • Alterar a MLOCK

    Para proteger os modos, escreva o seguinte comando: /chanserv set #canal MLOCK +nt-ikl

    Com este comando, os modos i, k e l (invite only, key e limit) ficam bloqueados pelo chanserv, isto é, para poderem alterar estes modos têm que o usar o comando /chanserv set #canal mlock +modos-modos e não um simples /mode #canal +modo-modo.

  • Activar a opção SECUREOPS

    Com esta opção activa apenas utilizadores registados na access list do canal, pode ter op. Em caso de algum Operador executar o comando /mode #canal +o nick e o nick não esteja na access list o chanserv remove o op a esse nick.

    Para activar, escreva o seguinte comando: /chanserv set #canal SECUREOPS on