Webchat com HTTPS e WEBIRC

O webchat da PTnet começou a usar ligações seguras com HTTPS, o que significa que o endereço passou a ser: https://chat.ptnet.org/

Esta é uma boa oportunidade para recordar que é simples criar um link para um canal específico. Basta adicionar o nome ao endereço sem o cardinal (#), por exemplo: https://chat.ptnet.org/portugal. A página do top de canais faz uso deste mecanismo para abrir o webchat no canal pretendido.

Outra novidade é que o nosso webchat começou a usar internamente o protocolo WEBIRC, que permite mostrar o endereço real dos utilizadores no campo de hostname, ao invés do endereço do servidor de webchat. Isto é especialmente útil para os operadores de canal que podem mais facilmente lidar com situações impróprias. Os webchats externos Kiwi IRC e Mibbit também estão autorizados a usar WEBIRC na PTnet.

Esta funcionalidade pode parecer menos segura, por revelar o endereço, mas na realidade o endereço esteve sempre visível no campo de "user" ou "ident" da máscara de utilizador, na forma de IP codificado em hexadecimal (por exemplo o IP 11.22.33.44 resulta no user 0b16212c).